terça-feira, 13 de maio de 2008

António Simões


Nome: António Simões
Naturalidade:
Beringel, concelho e distrito de Beja
Nasceu a 29 de Novembro de 1934. Licenciou-se, pela Universidade de Coimbra, em Filologia Germânica.



Obras publicadas:
"Soneto de Água" (1994);
"A Festa das Letras" (1995)
"Minha Mãe Amassa o Pão" (2001).
Tem poemas publicados em diversos jornais e revistas.
Está representado na antologia Poetas Alentejanos do Século XX (1984) e é colaborador da Revista Rodapé da Biblioteca Municipal José Saramago de Beja.



Poesia
Excerto de “Minha Mãe Amassa o Pão”


"Minha mãe amassa a vida,

E a vida cabe-lhe inteira

Na farinha desmedida,

No infinito da peneira.




Minha mãe amassa o dia,

No alguidar, sobre o banco,

E do forno da alegria

O pão loiro sai tão branco.




Minha mãe amassa o ar,

Duma leveza infinita

Quando fica a levedar,

A massa inteira levita.




Minha mãe amassa as flores,

As que no campo se dão

E há mil cheiros, mil sabores

Numa fatia de pão.




Minha mãe amassa e diz

Pra dentro do coração,

Que só pode ser feliz

Quando os outros também são.




Minha mãe amassa o verde

Duma seara de trigo

Vais matar-me fome e sede,

Alentejo, eu te bendigo!”

António Simões

Sem comentários: